Em 2018, a Premier Capital fez uma parceria estratégica com a Empírica Investimentos, que passou a exercer a atividade de gestão do FIDC Empírica Premier Capital, o que permitiu reforçar o capital disponível para aquisição de recebíveis comerciais das empresas clientes da Premier Capital. Nessa nova estrutura, a Premier Capital atua na originação, análise, seleção e cobrança dos recebíveis e a Empírica Investimentos atua na gestão do FIDC Empírica Premier Capital.

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios

Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) é uma modalidade de investimento cujo objetivo é proporcionar retorno a partir da aquisição de fundos de créditos ou de direitos creditórios performados e não performados, originados em diversas operações financeiras (duplicatas, NP’s, CCB’s, contratos, crédito consignado, financiamentos, entre outros direitos creditórios).

Segurança

Para garantir a segurança de seus cotistas e dentro das boas práticas de governança corporativa e de transparência das informações, os direitos creditórios e os demais ativos integrantes da carteira do fundo devem ser custodiados, registrados e/ou mantidos em: conta de depósito diretamente em nome do fundo, contas específicas abertas no Selic, sistemas de registro e de liquidação financeira de ativos autorizados pelo BC ou em instituições ou entidades autorizadas à prestação desses serviços pelo BC ou pela CVM, à exceção das aplicações do fundo em cotas de fundos de investimento, e de fundos de investimento em cotas de fundos.

Estruturação

A estruturação de Fundos de Investimentos em Direito Creditórios (FIDC’s) torna-se competitiva em captações acima de R$ 30 milhões com prazos acima de 3 anos.

Constituição

Os FIDC’s são constituídos na forma aberta, quando os investidores podem solicitar o resgate das cotas em conformidade com o disposto no regulamento ou na forma fechada, quando as cotas somente são resgatadas ao término do prazo de duração do fundo ou de cada série ou classe de cotas, conforme estipulado no regulamento.

Fluxograma



    1. O originador (ou cedente) é a empresa que pretende captar recursos fazendo antecipação de recebíveis
    2. O originador possui direitos creditórios contra um ou mais devedores, pessoas físicas ou jurídicas
    3. A carteira de direitos creditórios gera um fluxo de caixa futuro, que se constitui num ativo do originador
    4. O FIDC adquire por cessão os direitos creditórios do originador
    5. O FIDC capitaliza recursos por intermédio da venda das cotas seniores e subordinadas a investidores
    6. Os recursos obtidos com a venda das cotas são usados para remunerar o originador pela cessão dos direitos creditórios
    7. O pagamento dos devedores (sacados) é feito diretamente a um agente financeiro (conta escrow)
    8. Os recursos pagos pelos devedores (sacados) são utilizados para remuneração das cotas do FIDC
    9. O FIDC utiliza os recursos pagos pelos devedores (sacados) para remunerar os investidores de acordo com o estabelecido no regulamento do fundo


Funcionamento






Inovação, Performance, Segurança, Relacionamento e Oportunidades Globais
NEWSLETTER







TELEFONES
55 11 2276 4304
55 11 2275 5517
55 11 5594 3724
55 11 4858 9944

ENDEREÇO
Rua Joaquim Floriano, 960
15º andar - Itaim Bibi
São Paulo-SP | 04534-004

E-mail:
contato@premiercapital.com.br